quinta-feira, 12 de março de 2009

Gran Torino



Brutal... Como é que ele aos 78 anos continua a conseguir dizer "get off my lawn!" de forma tão ameaçadora como "make my day!"?

O filme é de uma crueza e contenção incrível!
Só muitos anos e um talento fabuloso o deixam fazer filmes assim. Provavelmente o único realizador e actor a saber de facto envelhecer, a desempenhar papeis para a sua idade, com os desafios inerentes a ela...

Não percam!

Tenho pena. Tenho muita pena... ele um dia destes morre... e como é que eu já cheguei aquela fase da vida em que morrem os nossos ícones?...

1 comentário:

Anónimo disse...

Gosto de velhos, sempre gostei, sempre os admirei. Sou dos que pensa que "velho" não é um insulto: é um elogio, é carinhoso. E depois há velhos (infelizmente cada vez menos) para os quais, depois de todo o seu percurso, chegar a velho é mesmo porreiro, porque é chegar à idade da sabedoria. Eastwood é um sábio.



Mas depois de "Million Dollar Baby" (fantástico) e de "Letters from Iwo Jima" (o melhor filme de guerra desde "Thin Red Line"), lixei-me neste filme! Não consegui apreciar, como merecia, o minimalismo e a auto-paródia. Devia ter ficado como quando vi o "Quarto do Filho" do Moretti e lixaram-me! Quem? A m3rda dos trailers!! E tenho visto tão poucos filmes! não é justo!


Mas atenção é UM GRANDE FILME, NÂO VEJAM É O TRAILER ANTES DO FILME!!

Mesmo assim, ou para me vingar infantilmente, não resisto a colocar aqui a melhor crítica do filme feita pelos fabulosos GANA (Bruno Aleixo & Cpa.)


AGORA A SÉRIO SE NÃO VIRAM O FILME NÃO LEIAM O QUE SE SEGUE. Como dizem no estrangeiro: contém SPOILERS.



Bracara




"Gran Torino



...Gran Torino conta a história da personagem de Clint Eastwood, um septuagenário que tem um carro todo polido, uma espingarda e ferramentas na garagem, e cujos vizinhos são duma raça de chineses que passa a vida a comer e que têm sempre a casa cheia de gente. Indo directo ao assunto, importa sobretudo dizer que o filme de e com o Blondie d’“O Bom, o Mau e o Vilão” peca por ter, a fazer de garoto chinês que o Clint Eastwood ao princípio não gosta mas depois gosta mais ou menos e no fim já gosta muito, um jovem actor a fazer de pior actor da história, com laivos de autismo semi-medicado. Não percebo esta opção de Clint, a de achar que ficava bem que o garoto fizesse de pior actor da história, mas ele é que é o realizador de 78 anos feitos que filma tudo ao primeiro take e eu sou apenas uma pessoa que reconhece um actor a fazer de pior actor da história com laivos de autismo semi-medicado quando vejo um. O filme levanta algumas questões interessantes, sendo a mais proeminente a seguinte: parece-me que, a dada altura, um grupo de violadores leva a casa a rapariga que acabaram de estuprar. Apesar de simpático, o gesto é algo deslocado da natureza que estamos habituados a ver retratada em violadores e agonia-me particularmente pensar no silêncio desconfortável que marcou toda a viagem até casa da moça violada. Bom, vamos supor que existem conversas para quebrar o gelo após uma violação, se bem que o filme deixa isso em aberto. Um filme para pensar, portanto, mas que aconselho a não ir ver já com algum apetite, que aquilo ainda dura duas horas e passam a vida a mostrar comer em travessas bem aviadas e enfeitadas.



O melhor de Gran Torino: haver finalmente no audiovisual, e fora do espectro dos desenhos animados, uma personagem que rosne tão alto quanto fala.



O mais ou menos de Gran Torino: fiquei com vontade de provar a gastronomia daqueles chineses, mas no dia a seguir já me tinha esquecido e apetecia-me lasanha.



O pior de Gran Torino: a personagem do garoto a fazer de actor sem pingo de talento e aquele primo dele sempre a perguntar qual era “o mal de ter vindo ver o meu primo mais novo?”.



Classificação: 7.5/10"

in http://gana.blogs.sapo.pt