quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O sol e escolher uma escola...


Hoje está 1 dia de sol fantástico! E eu não estou a trabalhar!!!...
Adoro o meu escritório em casa e a forma como o sol bate na janela logo pela manhã... Estou a aproveitar esta tranquilidade matinal para colocar alguns assuntos em dia e fazer 1 task list (sim porque eu funciono com listas...) com todas as coisas que tenho que fazer nos próximos 2 dias de férias...

E um dos temas já resolvi! Já liguei para o futuro colégio dos G's a perguntar o que é necessário para fazer a matrícula... e além do €€€ são necessários os docs habituais...
Agora pergunto eu... como é que eu, uma defensora convicta das escolas públicas, que sempre estudou (e com sucesso) em escolas públicas, de um momento para o outro dou comigo a ver os rankings dos melhores colégios e a ir falar com os directores das escolas para conseguir inscrever lá os meus pequenos?
Por um lado estou muito contente por termos conseguido colocar os G's numa escola que acreditamos ter excelentes condições, um bom programa pedagócico e tudo o mais e até nos sentimos relativamente confortáveis com o facto da escola ser católica (sim, os valores são bons, certo?...) mas por outro... há sempre aquela preocupação com o facto de a escola, aquela escola ter 1 ambiente tão protegido que os miúdos acabam por não ter muito contacto com a realidade, com as dificuldades que as pessoas enfrentam no dia a dia... Afinal, não queremos que se tornem uns miúdos mimados e pedantes, não é?

Acredito que uma boa parte disso vem da educação que recebem em casa... mas como convencer 1 miúdo de 7 ou 8 anos que não pode ter as coisas que quer só porque todos os outros também têm? Ou como lhes explicar que há pessoas que têm muito menos que nós (afinal ainda não consegui explicar ao Gu pq é que a Gorete, a sra que nos dá apoio cá em casa, não tem carro... ele pergunta sempre pq é que o carro dela ainda não saiu da oficina...)?

Mas a questão é... escolas públicas ou privadas? Como escolher entre 1 escola que nos passa 1 imagem de melhor qualidade de ensino e uma escola pública com todas as notícias que ouvimos sobre qualidade de ensino e falta de disciplina?
Isto pergunto eu... quando já optámos por uma escola privada... Ou seja, as nossas convicções e ideias de sempre são desafiadas quando se trata de escolher aquilo que achamos ser melhor para os nossos filhos?
Será?

1 comentário:

Mão de Mãe disse...

Ora é isso mesmo...
No nosso tempo o ensino, as escolas, a vida era muito...muito diferente.
Hoje em dia...tratando-se dos nossos filhos penso que as nossas decisões têm mesmo de se valer de outras caracteristicas.
E sabes o que acho?
Seja qual fôr a decisão que tomes..é sempre a pensar que é o melhor para eles...e conhecendo-te como conheço...sei que sim.